Concordância de Sujeito
A palavra “obrigado” deve concordar em género e número por quem a profere.
-
- Obrigado – quando o sujeito é masculino, ou seja, quando um senhor agradece.
-
- Obrigada – quando o sujeito é feminino, ou seja, quando é uma senhora a agradecer.
-
- Obrigados – quando o sujeito é masculino no plural, ou seja, quando se trata por exemplo de dois ou mais senhores que agradecem.
-
- Obrigadas – quando o sujeito é feminino no plural, ou seja, quando estão duas ou mais senhoras que agradecem.
O que nos indica o Dicionário
No dicionário há um misto entre o significado de agradecido ou grato para todo aquele que se sente devedor por ter sido alvo de uma atenção, de uma gentileza ou de um favor. É aqui que se opta por dizer ou escrever uma das 4 formas de obrigado, tal como referido antes, e nesse caso, há que fazer concordância com o sujeito. E também o de exigível ou obrigatório, assumindo um caráter de forçado, ou indispensável e de que se não pode prescindir. Também aqui é feita a concordância com o sujeito que o profere.
Exemplo do 1º caso: Muito obrigada pela boleia.
Exemplo do 2º caso: Fui obrigada a parar no stop.
Caso para dizer que todos deveriam ser obrigados (obrigatório) a dizer obrigado (ser gratos) por vários gestos e atitudes ao longo do dia, a todos à sua volta.
Dizer “obrigado” não só torna mais feliz a pessoa que fez alguma atitude ou ação bonita por si, como também faz sentir mais feliz a pessoa que beneficia dessa bonita ação. Por isso se trata de uma palavra tão poderosa, porque pode transformar pequenas coisas em momentos muito agradáveis, apontando boas energias quase de imediato no local onde é proferida e essa energia emana em redor.
Para quem não tem o hábito de fazê-lo, acredite que é um excelente hábito, sendo um sinal de boa educação, gerando um sentimento de afeto, respeito, e representando o reconhecimento por algo que foi concedido, oferecido ou facilitado. Não pense que a palavra obrigado é algo redundante, insignificante ou inútil, ficando o conselho a que ela esteja presente e se intensifique no seu vocabulário do dia a dia.
É tão, mas tão gratificante tanto ouvir alguém, como dizer algo como: “Obrigada pelo seu trabalho!”; “Obrigada por ser tão cuidadoso comigo!”; “Obrigada por me ter dado boleia!”
Muito obrigada por se manter desse lado a ler o artigo até ao fim. Tenha um excelente dia!