
Soft Skills
Quando falamos vulgarmente de Skills, existem dois termos muito comuns, nomeadamente Soft Skills em oposição a Hard Skills. Para entendermos cada um destes termos, importa aferir antes de mais qual o significado de Skills para depois chegarmos ao verdadeiro significado de Soft Skills.
Soft / Hard » São dois termos em inglês, sendo que Soft significa leve ou subtil enquanto Hard significa mais pesado ou mais substancial.
-
- Skills » É também um termo em inglês que significa habilidades ou capacidades. Ou seja, quais são as aptidões, o jeito e a destreza aplicados por cada pessoa em determinada tarefa.
-
- Hard Skills » São todas as capacidades que implicam aquilo que nas empresas é apelidado das core competences ou capacidades profissionais baseadas no percurso académico ou então, de forma mais simples, são as capacidades técnicas que são ensinadas nas escolas.
-
- Soft Skills » São atitudes comportamentais inatas ou aperfeiçoadas por cada pessoa. E quando falamos de atitudes comportamentais, convém enumerar uma vasta lista, cada vez mais requisitada no âmbito do recrutamento e seleção.
Lista das Soft Skills
Passamos de seguida a enumerar quais são essas Soft Skills mais interessantes, ou seja, as mais procuradas cada vez mais por parte dos responsáveis pelo recrutamento das empresas:
-
- Comunicação
-
- Criatividade
-
- Empatia
-
- Escuta Ativa
-
- Trabalho em Equipa
-
- Tomada de Decisões
-
- Gestão do Tempo
-
- Motivação
-
- Ética Laboral
-
- Inteligência Emocional
-
- Inovação
-
- Flexibilidade
-
- Atitude Positiva
-
- Proatividade
“As pessoas são contratadas pela habilidade técnica, e são demitidas pelo comportamento.”
Peter Drucker